Eu sou apaixonada pela Islândia, não tenho como negar. A grande maioria dos músicos que adoro vieram de lá. Só pra citar alguns: Bjork, Emiliana Torrini, Sigur Rós, Múm e Amiina.

Fazendo uma breve pesquisa sobre o movimento craft de lá encontrei esse festival chamado Loops.
Loops 2010
é um festival craft que está acontecendo agora mesmo em Reykjavík, Islândia. Você sabia que lá as crianças tem no curso regular da escola aulas de tricot? Pois é….um outro mundo mesmo!

O intuito do festival é divulgar a essência da tradição nórdica em tricô e seu uso atual em arte e design. O festival conta com exposições, performances, workshops e palestras inspiradoras, além de um mercado craft local.

O visitante poderá explorar diferentes técnicas de confecção de malhas, compartilhar conhecimento coletivo e ser inspirado pelo trabalho de artistas e designers através de uma ótica contemporânea.

O Coletivo Vík Prjóndsdóttir tem exatamante essa proposta, trabalhando de forma lúdica e consciente, ele trouxe para o evento o Cobertor de Lã Folcórico Conceitual, que na tradição nórdica antiga era feito com pele de foca.

Fiquei feliz em ver que já conhecia um dos artistas, a designer Sarah Applebaum que tem um trabalho muito interessante onde ela usa retalhos e restos de projetos anteriores para criar suas peças. Ela trouxe essa maravilhosa manta.

Uma divertida coleção insetos da região, feitos em malha e tricot, criado por diversos artistas enche os olhos das crianças e adultos. Outras coisas que valem um destaque é a aplicação de tricot em lugares públicos (sou apaixonada por essa idéia) e a instalação Árvore da artista Isabel Berglund.

Alguns links de artistas craft islandeses:
patriciawaller.com
hildurhermanns.com

Outros link legais:
pickles.no
knittingiceland.com