Design lúdico e divertido

Patchwork e Quilting

Posted on Apr 10, 2010 in Blog, Faça você mesmo (DIY), Geekland | 8 comments

quilt_purple

Faz algum tempo que tenho pensando em voltar a fazer patchwork e quilting. Arrumando minhas coisas de costura encontrei alguns quadradinhos de tecido que recebi de uma corrente mundial chamada Purple Charm Quilt.

Num busca rápido pelo google dá pra ter uma idéia de toda a brincadeira e suas variações.

Tenho que dizer que sou contra qualquer tipo de corrente ou spam, mas percebi que essa “corrente” era uma coisa totalmente diferente e também uma idéia genial: Enviar quadrados de tecido na tonalidade lilás ou roxo para  algumas pessoas (previamente selecionadas numa lista) e depois receber um determinado número de quadradinhos para poder fazer uma colcha.

Recebi tecido do mundo todo: Brasil, Portugal, França, Alemanha, Japão. Foi realmente divertido observar as cartinhas chegando cheias de presentinhos e com o pedacinho de tecido dentro.

Junto com a carta vem uma lista com 4 nomes onde você deve colocar o seu nome por último (4ª posição) e remova o primeiro nome da lista.

A tradução da cartinha é essa:

Purpe Charm Quilt

Esta é uma corrente de quilts. Nenhum dinheiro será enviado nela.
Apenas um pouco de diversão.

Por favor, mande 2 (dois) quadrados de 6 polegadas (15,25 x 15,25cm), de dois tecidos roxos diferentes para a primeira pessoa da lista anexa. Remova a primeira pessoa da lista e acrescente seu nome e endereço logo abaixo do meu nome. Não esqueça de incluir o país onde você mora.

Faça 6 (seis) cópias desta carta e mande uma cópia juntamente com dois quadrados de tecidos e a lista de nomes para 6 amigas que, assim como você, também adoram quilts. Ao todo, serão 6 cartas e 7 pares de quadrados, pois a primeira pessoa da lista não precisa receber a carta, só os quadrados.

Estes tecidos podem ser lisos, estampados, xadrez ou listrados. Mas é importamte que sejam 100% algodão e estejam na medida correta.

Ao todo você receberá 72 quadrados, o suficiente para fazer um quilt. Será divertido ver de onde vieram os quadrados e como eles serão.

Caso você não se interesse em participar desta corrente, ou não possa enviar as cartas em até uma semana, me devolva os dois quadrados de tecidos, assim posso mandá-los para outra pessoa que queira participar. Por favor, não estrague nossa diversão.

Muito obrigada e divirta-se bastante!

A idéia de fazer uma colcha com tecidos que vieram pelas mãos de várias pessoas pelo mundo me pareceu fascinante. A corrente acabou se perdendo, infelizmente, e muitos tecidos não chegaram, mas tudo bem.

Juntei os tecidinhos por bastante tempo e enfim resolvi fazer minha mantinha de patchwork com esses tecidinhos

Eis o resultado. ;D

colcha_patchwork

8 Comments

Join the conversation and post a comment.

  1. Ficou lindaaaa!

  2. madame trapo

    Obrigada! ;D

  3. Betty Gaeta

    a ideia desta corrente é genial! Nunca tinha lido nada a respeito. Seu trabalho ficou lindo.
    Bjkas e bom domingo!

  4. Helena

    Oi, Madame Trapo, ficou liiiindo o seu quilt! Sim, vale muito a pena comprar o woolly embroidery… o livro é um sonho e muito inspirador!
    Beijo
    Helena

  5. madame trapo

    Oi Helena
    Foi minha primeira primeira manta de quilt. Deu um trabalhão mas valeu a pena!

    obrigada pela dica do livro.
    bjos
    Glá

  6. elaine

    Adorei essa idéia!!!Sou louca por patch mas não sei fazer!!
    Seu blog é muito, muito legal!!!Vou segui-lo e saber mais a respeito desta corrente.Parabéns e sucesso!!!

  7. madame trapo

    oi elaine, obrigada pela visita.
    vou preparar um post com algumas dicas de patchwork e blocos básicos, além de outro post com os primeiros passos fazer um toy art ou boneco.

    abraços
    :)

  8. Carmen Silvia

    Ficou linda demais,e as cores, um show à parte.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>