Design lúdico e divertido

Como fazer um toy art

Posted on May 23, 2009 in Blog, Faça você mesmo (DIY), Geekland, Inspiração | 40 comments

Muitas pessoas me perguntam o que é toy art e como podem fazer para confeccionar um toy em casa, então resolvi fazer um post falando sobre o assunto. Muito mais do que tentar formular uma receita (o que é impossível) espero que esse post ajude as pessoas a entederem melhor sobre o assunto e desenvolver suas habilidade criativas aventurando-se no mundo da Toy Art.
;)

O que é Toy Art (*)

toy artEm 1998, Michael Lau, um artista de Hong Kong, customizou alguns brinquedos do GI Joe (no Brasil, o famoso Falcon). Ele remodelou e customizou os bonecos com roupas de hip-hop, símbolos, e outros acessórios. Esses toys fizeram o muito sucesso, pois eram diferentes de tudo que havia na época.

Pode-se considerar que apartir dai surgiu a idéia de toy art. Atualmente os toys feitos por Michael Lau somam um total de 101 figuras customizadas, elas valem muito dinheiro e podem ser consideradas ítens de colecionador.

Com isso ele ganhou status de mito e sempre é citado quando alguem fala sobre a origem do movimento. Logo depois podemos citar outros artistas como James Jarvis, Eric So e Jason Siu entre muitos outros.

Mas nem toda figura em 3D é necessariamente um toy art. Mas então fica a pergunta, “Qual é a diferença?”

A principal diferença que define o movimento é a visão do artista. A baixa produção das séries assegura a raridade e o colecionismo.

Os designer toys acabam criando um estilo, como uma marca registrada em seu design e criatividade, tornando a peça reconhecível como obra de determinado artista.

O que difere um designer toy de um artista normal são suas origens. Muitos são ilustradores, grafiteiros, fotógrafos, designers gráficos, video-artistas, etc. Não são pintores ou escultores acadêmicos. Essa é a natureza da toy art: transformar algo comum (como um brinquedo) em algo que possa passar uma mensagem, que pode ser política, underground, subversiva, erótica, trágica ou meiga.
(* Texto baseado em artigos de Jeremyville)

O que é D.I.Y

munny

dunny

D.I.Y é uma abreviação de Do It Yourself, em português, Faça Você Mesmo. No universo da Toy Art D.I.Y são toys customizáveis, normalmente feitos na cor brancos ou preta e lisos, sem nenhum desenho.

Você compra um toy assim para fazer uma customização da forma que quiser criando uma arte/design exclusivo. São usados os mais diversos tipos de material para a criação de um D.I.Y.

Um toy art customizado por um artista famoso é uma peça rara e novamente ítem de colecionador. As séries Dunny e Munny da Kidrobot são assim; muitas artistas são chamados para fazer sua versão de dunny.

Como fazer um Toy art

moldes

A criação de um toy art é um processo muito pessoal e depende da origem e bagagem cutural de cada artista, suas histórias e a idéia que pretende transmitir através de uma forma e um conceito.

Normalmente designer toys são pessoas que trabalham com ilustração, grafite, artes plásticas, fotografia e design gráfico entre outros trabalhos relacionados a arte e comunicação.

Mas acho que é possível qualquer pessoa se aventurar no universo da toy art então para começar eu imagino que o ideal seja você primeiro definir um tema para o seu toy, por exemplo: politicamente correto ou incorreto, bem humorado ou sombrio, mórbido ou fofinho.

Depois disso faça um esboço ou um desenho do que você imagina, já pensando em que materiais pretende usar. Acho que é necessário ter um mínimo de noções de modelagem e depois é só botar a mão na massa e confeccionar.

Uma forma simples de fazer em casa um toy é começar por silhuetas ou vistas frontais que são geralmente mais fáceis de serem confecionadas em tecido. Depois de entendido o processo a pessoa pode elaborar toys mais complexos.

Outra coisa importante é com relação ao direito autoral do personagem. Muitas pessoas copiam formas e idéias e isso é realmente muito triste e uma falta de ética e respeito sem tamanho.

Reproduzir um personagem de desenho animado não é fazer um toy art. O Toy art parte do princípio de criação artística autoral, ou seja, parte de uma idéia original desenvolvida pelo artista.

Materiais

material

São muitos os materiais usados por designer toys. Algumas pessoas acham que só toys de vinil são toy art. Isso não é verdade.

Existem toys feitos em tecido, ferro, clay, acrílico e papel. Uma opção pra quem quer se aventurar em casa é usar papel ou tecido, pois são materiais baratos e você pode usar sobras de alguma roupa ou papel que iria jogar fora.

No caso de toys de papel é necessário desenvolver uma forma tridimensional, fazer a arte graficamente no computador ou à mão (com lapis, canetinha, etc) e depois recortar, montar e colar.

Nesse link você pode encontrar toys de papel prontos para imprimir e brincar.

No caso de toys em tecido é necessário desenvolver o molde, escolher estampas, tramas de tecido e acessórios. Não é precisa ter máquina de costura, você pode fazer à mão.

Por todos esses motivos acho mais fácil começar com esses materais. Minha opção por tecido foi porque eu adoro costurar e adoro estamparia, além de ter facilidade e familiariade com o tema.

Mas se você já tem alguma habilidade com modelagem pode começar com clay ou argila. Tem muitas pessoas que usam a massa de biscuit também.

Isso depende muito do quanto a pessoa sente-se confortável com o material. Não adianta começar com algum material que você não tem um mínimo de familiaridade.

Designer toys

toys

Dentre os designer toys que mais admiro estão: Simone Legno, Kenny Wong, Joe Ledbetter, Natalia Gianinazzi, Blobby Farmers, Julie West, Parskid e Stupid Creatures.

Um livro legal e super conhecido sobre o assunto: Dot Dot Dash: Designer Toys, Action Figures and Character Art.

40 Comments

Join the conversation and post a comment.

  1. .faso

    Gla,

    Muito bom o post! É um belo guia para as pessoas aprenderem um pouco da história do Toy art, conhecer algumas pessoas-chave e ainda de quebra, saber que é possível “participar do movimento”.

    Um super abraço,

    .faso

  2. madame trapo

    obrigada faso.
    :)

    beijão
    glá

  3. Verônica Gallo Petrelli

    Muito legal o seu post sobre a história da Toy Art e sobre o passo-a-passo de se confeccionar um DIY!! Adorei!! Muito bom saber que inspiramos essa iniciativa em você! Com certeza esse post agradará muitas pessoas!
    Parabéns pelo trabalho, Eglair!
    Abraço!

  4. madame trapo

    obrigada Verônica!
    achei que fazendo um post era uma boa forma de outras pessoas conhecerem melhor o assunto toy art…. e falando, conversando, a gente acaba desmistificando e entendendo seus mecanismos e desenvolvimento.

    originalmente é um movimento que surgiu pelas mãos de artistas urbanos, mas isso não quer dizer que cada um de nós não possa ter um “artista” dentro de si.

    bjo
    glá

  5. janaina

    Oi!! sou artesã e estava fazendo uma pesquisa sobre toy art e achei seu site super legal. Estou pensando em fazer um de EVA e feltro. Adorei mesmo a estoria da toy art. Obrigada bjos.

  6. madame trapo

    Oi janaina, obrigada pela visita e comentário.
    :)

    abraços e boa sorte.

  7. Mônica

    Eu gostei do site e tudo mais mais eu kiria saber como ou onde eu compro um D.I.Y
    Eu kero fazer um pra mim entende se souber manda um mensagen pro meu e-mail ou add no msn e fala comigo pode ser?

  8. madame trapo

    oi mônica obrigada pela visita.

    Toy art DIY você encontra em lojas especializadas como a Plastiksp, Livraria Pop (as duas em são paulo) e na internet http://www.wassabe.com/

    No ebay você também encontra muitos toys DIY’s.
    :)

    bjos

  9. Helena

    Olá Madame, estava fazendo uma pesquisa sobre toy art e vi seu blog. Muito interessante. Pretendo usar este tema em bolsas (sou modelista). Muito obrigada.
    H

  10. madame trapo

    olá helena, obrigada e sinta-se a vontade para perguntar sobre o assunto.

    bjo

  11. juliana

    adorei…. vou fazer toys para dar de presente no dia das crianças…obrigada

  12. Carla

    Oi Eglair!
    Achei ótimo seu post sobre o toy art.
    Inclusive, da referencia do livro, mas será que não tem nada em português? A minha monografia é sobre o toy, de repente.

    beijos e parabéns!

  13. madame trapo

    oi carla, obrigada!
    acho que deve ter alguma coisa em portugues sim.

    o melhor lugar para procurar é na livaria cultura do conjunto nacional, pois lá tem uma loja especializada só em livros de arte e design.

    boa sorte na monografia.
    bjos
    ;)

  14. isabela

    ola veronica, adorei seu post mais eu gostaria de um passo-a-passo de como fazer o de tecido. Mesmo assim esse ajudou muito.
    obrigado e continue asssim beijos ;*

  15. madame trapo

    Olá Isabela, eu não sei o que vc conversou com a Veronica, mas imagino que se vc seguir as seguintes etapas: definção do personagem, escolha dos tecidos e acessórios, construção do molde e testes, você conseguirá fazer um toy em tecido.
    ;)

    Boa sorte!

  16. maay

    eu adorei esse toy art, vo tentar fazer e ver no que dá!
    beeijos

  17. madame trapo

    boa sorte maay!
    ;)

  18. luan

    Ola muito obrigado por escrever isso eu ja tinha ouvido falar sobre toy mais naum entendia oq era agora vou tentar cria alguma coisa legal ..

  19. Guilherme

    adoreeei teu site!

    to pilhado pra fazer um…

    bjão!

  20. João Marcos p Rodrigues

    Cara, gostei tantto deste post que vou dedicar muitas horas da minha vida a fazer Toy Art. Há muito tempo procurava um “start” e seu post me empolgou demais. Certamente q voltarei muitas vezes e gostaria até mesmo de mandar fotinhas com meus futuros toyarts pra vc ver.
    Grande abraço

  21. madame trapo

    oi joão, obrigada!
    é sempre bom ajudar na inspiração e “start” de projetos criativos.

    vc vai adorar confeccionar toys é muito bom mesmo.

    boa sorte e obrigada pela visita.
    ;)

  22. Helena

    Muito bom o seu artigo, me tirou muitas dúvidas. Eu sou artista plástica e artesã, e venho pensando em fazer alguma coisa de toy art.

    Agora, se vc quer fazer toy arts a sério, para vender, existe alguma dica de como entrar no mercado? Algum site?

  23. madame trapo

    oi helena, obrigada.

    sobre viver da venda de toy art, isso depende muito de quanto você tem para investir no negócio e também depende do tipo de toy que você quer fazer.

    escolher materiais mais acessíveis pode ser um caminho. outra coisa importante é o publico alvo. você pode optar pela criação de toys exclusivos ou mais comerciais.

    a forma de organizar a produção é essencial para a sobrevivencia do negócio.

    boa sorte!
    ;)

  24. JinN

    Legal a ideia do post, Sou graffiteiro aki de belém do Pará, costomizo alguns toy’s , eu mesmo fabrico de material reciclado, fica idéntico ao de vinil, alguns tem movimentos, o fotolog ainda esta em construção, mas tem algumas fotos dos toy’s!abraços!!!
    email + orkut: bo2jingreco@hotmail.com

  25. Nina

    madame, onde posso encontrar moldes para toy art de tecido…?

  26. madame trapo

    oi nina.
    eu crio os meus próprios moldes, pois somente dessa forma a criação será 100% sua e de fato considerada toy art.

    você pode tentar adaptar moldes já existentes para começar a pegar o jeito e criar seus próprios moldes depois.

    existem revistas japonesas e americanas de bonecas de pano que são ótimas para começar.
    boa sorte!
    ;)

  27. Andressa Tamyris de Souza

    oi oi Madame Trapo
    eu simplesmente amo toy art e faço alguns
    até ja consigo criar alguns moldes (:
    amei o post e queria saber se nao tem um site que voce possa indicar falando sobre isso, bem detalhado com moldes e tal ..

    muito obrigada mesmo
    amo seu site ♥
    -andressa

  28. madame trapo

    oi andressa, obrigada pelo comentário.
    que tipo de material você usa? tecido, argila, vinil?

    acho que moldes prontos é difícil de encontrar em toy art, porque o princípio do toy art é a criação do artista.
    se você esta procurando moldes em tecido, ai acho que fazendo uma pesquisa no google você encontre alguma coisa em artesanato.

    boa sorte! ;)

  29. Andressa Tamyris de Souza

    oi oi de novo
    então, eu uso tecido pois gosto mesmo de fazê-los. assim, eu não costuro em máquina. faço tudo a mão e deixo a costura aparente.
    gosto de ver moldes de outros artistas para testar, até porque eu não vendo, para mim é um hobby.

    muito obrigada pela dica,
    amo seu trabalho (os bebês girafa e os cavalinhos de pano são simplesmente maravilhosos)
    -andressa

  30. madame trapo

    oi andressa,

    costurar a mão é muito gostoso também. adoro fazer pesponto, acho que fica tão delicado o trabalho.
    obrigada pela visita e apareça sempre! ;)

  31. rodrigo

    Oi Madame Trapo!
    Gostei das dicas e gostaria de saber se, já com um molde pronto existe alguma firma para reproduzir em série e em vinil.
    obrigado pela atenção.

  32. madame trapo

    Oi, obrigada pelo comentário.
    Eu não conheço ninguem que faça isso em série. Sei de alguns artistas que fazem por conta própria o processo de maneira artesanal, mas se eu descobrir alguma coisa, acrescento no post e te aviso.

    Alias se vc encontrar alguem que faça me avise tbm, quero complementar esse post.
    Obrigada. ;)

  33. Victor

    Vc sabe me dizer o processo de criação em vinil???

    Existe alguma referência?

  34. madame trapo

    Oi Victor, o processo em vinil é mais complicado, mas acho que se você pesquisar na internet achará alguma coisa a respeito. Eu prefiro os toys em tecido e papel! :)

  35. Lux Mendes

    Oi!
    Estou começando a fazer toy art em biscuit, vou pesquisar estes nomes citados!!
    Estou me apaixonando pela Toy Art pois meus biscuit nunca foram muito tradicionais mesmo, estou percebendo que este tipo de arte se encaixa mais com minha forma de pensar e imaginar formas.
    Valeu as dicas!!

  36. madame trapo

    Oi Lux, que legal que você gostou do post. :)
    A gente tem mesmo que buscar nossa própria expressão artística e descobrir o que queremos transmitir com nossa arte.

    Depois mande o link dos seus toys pra gente conhecer.
    bjos

  37. marta alves

    Olá! Muito bom este post. Gosto muito de toy art mas não tenho conhecimento teórico do assunto.Se puder dê uma passadinha na minha galeria de fotos no flicker, tenho alguns trabalhos em papel mache e tecido.
    http://www.flicker.com.br/photos/martamache.

    Trabalho maravilhoso o seu.Parabéns!

    bjs,

    Marta Alves

  38. madame trapo

    Oi Marta, obrigada pelo comentário ;)

  39. Cléo Santiago

    Olá, adorei o post, mas fiquei com uma dúvida: qual o melhor papel pra montarmos um Toy Art impresso?
    Beijos

  40. madame trapo

    Oi Cléo, eu acho que é melhor um papel mais firme com 120gramas….mas o melhor mesmo é ir testando o que vc acha mais interessante! :)

    bjos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Link de links: Daily Poetics e outras inspirações » .marcamaria - [...] Madame Trapo: “Como fazer um toy art” - A Gla (a Madame Trapo) publicou um post que pode ser …

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>