Design lúdico e divertido

BJD, o que é isso?

Posted on Aug 15, 2008 in Blog, Coisa de Criança, Inspiração | 14 comments

BJD Já faz tempo que pensei em fazer um post sobre BJD’s. Então vamos lá, como diz minha avó começar do começo….heheheheh

BJD = Ball-Jointed-Doll, no bom portugês, boneca com articulação em esfera.

BJD são bonecas articuladas; essas articulações se fazem por meio de esferas e elásticos internos que estruturam o corpo da boneca.
De origem asiática, elas são predominantemente criadas e desenvolvidas no Japão, Koréia e China. Feitas em resina de poliuretano, elas costumam ter características de personagens de mangá e anime; muitas são elfos e fadas também.

Seu corpo possui proporções reais e você encontra bonecas BJD desde 10cm até 65cm de altura. Cada tamanho recebe um nome específico, uma sigla que define seu tamanho, como por exemplo: MSD, SD, Yo-SD, Tiny, entre outros.

Uma outra característica super importante é que elas são customizáveis. Você pode comprar uma sem maquiagem e fazer você mesma no estilo que quiser. Elas trocam perucas, olhos e você pode literamente construir sua boneca.

Legal isso, né? :)

Existem uma infinidade de artistas e empresas que vendem essas lindas bonecas. Só pra citar alguns mais famosos: Volks, D.O.C, Latidoll e Obitsu. Existe um fórum, o Den of Angels, que é o mais visitado e utilizado por colecionadores.

Aqui no Brasil temos o Resin Heaven, muito bom também pra quem quer começar. Pra saber mais você pode entrar aqui também.

Outra coisa sobre a cultura de BJD’s é que elas são colecionáveis e diga-se de passagem são viciantes. Existem as bonecas em versão básica (mais barata), as edições especiais e limitadas. Algumas bonecas chegam ao valor de US$1.000 dolares, outras chegam a cifras que vão ao infinito de tão caras…..hehehehe

Mas não fique triste existem as mais baratas, mas a média de uma boneca dessa é US$200 dolares. Eu acho um preço justo pois elas são belamente pintadas e esculpidas por artistas, além do mecanismo de movimento o que permite poses incríveis.

Normalmente quem coleciona esse tipo de boneca gosta de fotografá-las em poses e situações das mais diversas, artísticas ou não elas divertem pessoas de qualquer idade e sexo.BJD

Essas lindas bonecas da foto acime tem 11.2cm de altura, são as pukipuki da FairyLand. Elas não são uma coisa de fofas???

A FairyLand é uma marca de BJD koreana, eles tem 3 linhas: Feeple (de 67cm), Minifee (36.5cm) e Pukipuki (11,2cm).

PARA COMPRAR: http://www.ebay.com/

Divirta-se!
:D

14 Comments

Join the conversation and post a comment.

  1. Maria Xique-xique

    vc pode postar alguma coisa sobre a categoria wigs. Gostaria de saber qual o tamanho delas e no site eluts.com não tem.

  2. Madame Trapo

    Olá Maria xique-xique, obrigada por comentar.

    Existem muitas lojas de perucas para BJD’s. Pra comprar é necessário saber o tamanho da cabeça da sua boneca.

    Essa informação normalmente esta na página de descrição da boneca.
    ë necessa’rio saber pelo mesnos duas coisas: a altura da boneca e o diametro da sua cabeça. Essa medidas são geralmente dadas em polegadas. Qual boneca você tem?

    Um site bom para comprar perucas é o http://www.cancan-jseries.net/

  3. Maria Xique-xique

    Não tenho nenhuma ainda. mas o que eu quero mesmo saber é a altura da boneca, o modelo kdf da categoria wig, por exemplo. Quantos centímetros ela tem? obrigada.

  4. Maria Xique-xique

    Me esclareceram que WIG significa peruca. me enganei, pensei que fosse a boneca. Obrigada e desculpe.

  5. Josi

    Eu adoro estas bonecas, são muito lindas e realistas e ótimas para fazer poses e tirar fotos delas.Parabéns pelo post está muito legal.

  6. madame trapo

    Oi Josi, obrigada.
    Eu tbm adoro BJD´s elas são realmente ótimas para fotografar e fazer roupinhas em escala reduzida. Muitas tem a mesma proporção da figura humana, então é muito legal pra treinar a costura.
    ;)

  7. Mrs. Pumpkin

    Será que essas bonecas existem no Brasil?

  8. madame trapo

    Acho que em lojas de toy art em são paulo e rio de janeiro você pode encontrar. A maioria das pessoas compram pela internet mesmo.
    ;)

  9. Joanídea Sodret

    Olá, sou a tehbunnehfoofoo do Resinheaven.
    Em primeiro lugar, muito legal o seu post ^-^
    Agora sobre encontrar bjds na toyart, acho bem pouco provável, mas no resinheaven tem uma sessão de venda de bonecos/usados semi-usados para quem tiver interesse.
    Normalmente eles são comprados pela internet, e encomendados dos sites de suas respectivas empresas.
    Atualmente o maior mercado de bjds está no den of angels (http://www.denofangels.com/forums/) fórum em inglês de bjds, e a maioria dos membros é estadounidense.
    Só que é meio chatinho de ter acesso para a parte de mercado deles, pois precisa ter determinado números de posts no fórum, além de uma conta e tudo mais ^^’.

    Enfim, quem tiver dúvidas sobre algo mais específico é só ir lá no Resinheaven =)

  10. madame trapo

    Olá!!!
    obrigada pelo comentário e pelas dicas. ;)

  11. Dany

    oi!!!!!!!! amei o post sobre BJD’s esclareceu algumas das minhas dúvidas ^^, além de é claro ter mostrar também o quão bonitas,delicadas e incríveis as BJD’s são!!!!!!

  12. madame trapo

    oi dany, que bom que consegui esclarecer suas dúvidas.
    quando eu me interessei pelas bjd’s, achei um pouco difícil encontrar informações sobre elas….mesmo em inglês eram complicado e em portugues, nem exixtiam tais informações. ;)

    espero que volte outras vezes eu meu blog.
    bjo

  13. Koizumi

    Olá gostaria de comprar uma BJD negra será que vende?
    desde ja muito Obrigada!!!!!!!!!!

  14. madame trapo

    Oi Koizumi, acho que você deve procurar no ebay, lá deve ter alguma. :)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>